Olá a Todas/os!
A nossa jogadora sénior Hong encontrou um artigo que, à primeira vista, nada tem a haver com desporto, já que foi escrita para uma revista de publicidade mas, ao ler bem podem-se extrair algumas coisas importantes. Vejam, reflictam e opinem! ;) Obrigado Hong!
Sabe como neutralizar os seus medos? 26 de Abril de 2007, por Meios & Publicidade
José de Almeida
Vamos analisar algumas condicionantes muito importantes que não nos deixam ter sucesso: os nossos medos. Vamos analisá-los:
- O medo de falhar
O medo de falhar é considerado o maior obstáculo ao sucesso na nossa vida adulta. Levado ao extremo, pode bloquear-nos por completo, ao ponto de não nos deixar fazer nada de novo ou diferente com medo de falhar. A experiência do medo de falhar, se a colocássemos por palavras, poderia ser ouvida como: “Não sou capaz”, “Não consigo”, “Não vai dar certo”. Podemos até sentir todo este medo a começar na nossa barriga. Podemos ouvir o nosso coração a acelerar e a nossa respiração a tornar-se mais rápida e superficial. Reconhece algum destes sintomas?
- O medo da rejeição
O segundo maior medo que não nos deixa avançar em direcção ao nosso sucesso, é o da rejeição. Aprendemos desde pequenos, através dos nossos pais, que temos o seu amor condicionado pela forma como agimos enquanto crianças. Se fizéssemos o que lhes agradava, teríamos a correspondente recompensa em amor e carinho da parte deles. Se o não fizéssemos, eles normalmente retirariam o seu amor, o que por nós era interpretado como uma rejeição.
- O sindroma do cachorrinho
Como adultos, educados através do amor condicionado á recompensa do nosso bom comportamento, muita coisa pode correr mal. Existe uma tendência para os homens que são educados desta maneira, mostrarem muitas vezes traços de hostilidade, suspeita e até mesmo obsessão com o seu próprio desempenho, que tem de ser sempre excepcional. Isto é normalmente expresso na atitude de “Tenho obrigatoriamente de”, e está associado com o sentimento de “Tenho de trabalhar mais e melhor para conseguir agradar ao meu chefe” que, normalmente, toma a figura do pai na cabeça dele.
- A chave para uma performance de excelência
O antídoto para estes medos é muito simplesmente o desenvolvimento da coragem, carácter e auto-estima. O oposto do medo é o amor, amor próprio e respeito por si. Agir com coragem numa situação de medo é simplesmente uma técnica que se desenvolve trabalhando a nossa auto-estima e o respeito por nós próprios. Ao realizarmos este trabalho, elevamos a nossa auto-estima e respeito a um nível que faz com que os medos habituais deixam de ter poder sobre nós e deixam de afectar a nossa performance e as nossas decisões.
- Exercícios
Aqui estão duas coisas que podem fazer para aumentar a vossa auto-estima e confiança de forma a ultrapassarem os vossos medos. Primeiro, é necessário entender que conseguimos realizar tudo aquilo em que nos empenharmos. Repitam para vós próprios sempre que sintam que estão a ir pelo caminho do medo: “Eu consigo”, “Eu sou capaz”.
Segundo, pensem continuamente em vós como pessoas importantes e de valor e lembrem-se que para conseguir ter sucesso é sempre necessário falhar de vez em quando.
Associate da Ideias & Desafios - Improving Sales Performance www.ideiasedesafios.com
Saudações Leoninas a todas/os!
Leões! Leões! Leões!
Gostei =D
ResponderEliminar