segunda-feira, 5 de novembro de 2012

Um Arranque épico


Melhor começo deste campeonato distrital de Juniores B, único em Portugal, teria sido impossível.
Um conjunto de jogadoras com pouco tempo de treino de Futsal mas com um objectivo comum, evoluírem como jogadoras e como equipa. Após a realização de 25 treinos e 4 jogos amigáveis, (um dos quais precisamente contra este adversário que derrotou nesse jogo as jovens leoas por 2-3), era com muita expectativa que se aguardava pela estreia no campeonato.
De um lote de jogadoras alargado entre os 13 e os 16 anos, foram eleitas 12 jogadoras. Todas elas sem excepção estavam muito ansiosas e orgulhosas mas com uma alegria, um prazer e uma motivação que tem marcado o espírito deste grupo que não pára de crescer em número de jogadoras.
O jogo contou com muito público que coloriram as bancadas de amarelo e verde. Ainda o jogo mal tinha começado, surgiu de imediato a Mariana Cunha a marcar o seu primeiro golo logo aos 30 segundos, de um hat trick que viria a alcançar. A equipa entrou muito bem, pressionante e podia ter alcançando novo golo devido a essa mesma pressão sobre a defesa contrária. Mas, do outro lado, estava uma equipa muito organizada e com jogadoras jovens mas talentosas, e não foi por acaso que o empate foi alcançado aos 3 min. O jogo decorria muito vivo e com oportunidades para ambas as equipas mas com alguns erros justificados face à juventude das protagonistas.
Os Lombos chegam ao 2-1 à passagem do min 10, mas as Leoas voltam a marcar aos 15’ por intermédio da Soraia num lance de fazer inveja às mais velhas. Recuperação da bola na zona intermédia, transição rápida num 2x1 e belo golo com a Soraia a tocar subtil mas certeira na bola que acabou no fundo da baliza. O jogo nesta altura estava frenético e passado dois minutos, os Lombos voltam a adiantar-se no marcador numa distração da defesa que foi bem aproveitada.
Ainda antes do intervalo, novo golo da Mariana que tinha acabado de regressar ao jogo para colocar o resultado num justo 3-3.
A pausa fez melhor às jovens Leoas que voltaram mais tranquilas e terá sido por uma questão física que a equipa superou o seu adversário neste jogo.
Aos quatro minutos, a vantagem regressa às Leoas novamente por Mariana Cunha. Mas os Lombos reagiram novamente e aos 5 e 9 min voltam a colocar-se em vantagem no marcador (5-4). A alegria e a tristeza não parava de mudar de sentido. Mas as Leoas não tinham feito esta viagem sem darem tudo o que tinham e não estavam dispostas a deixar o resultado assim. Com a sua coragem, qualidade técnica e tactica que começa a surgir no seu jogo, alcançam o empate aos 10’.
Ocorre nesta altura um facto relevante, o árbitro, marca a primeira falta apenas aos 41 min de jogo (11’ da 2ª parte). Incrível e demonstrativo da preocupação das jogadoras de ambas as equipas em só jogarem Futsal e terem a preocupação de só jogar a bola.
O jogo entrou numa fase mais calma talvez devido ao cansaço acumulado, mas aos 18 min a Catarina Gonçalves num lance pela ala esquerda, parte em velocidade deixando a sua marcadora parada no ½ campo e arranca um potente remate colocado fazendo um grande golo e pondo o resultado a favor das Leoas.
Até final, viu-se uma equipa dos Lombos que tentava chegar perto da baliza, mas um crer e uma intensidade sobre a bola por parte das jovens dos Leões, retirava qualquer possibilidade de finalização, tendo inclisivê várias oportunidades de aumentar a vantagem, algo que seria injusto face à réplica que as jovens Lombitas deram.
Foram uns longos 13 minutos sem que o resultado sofresse alteração dando origem assim a uma alegria indiscritível por parte das juvenis dos Leões de Porto Salvo quando o árbitro apitou para o final.
Ambas as equipas estão de parabéns pelo espectáculo que irá ter mais capítulos durante os próximos meses.
Fica para a história o primeiro jogo das Leoas mais novas com uma vitória que quem assistiu, jamais esquecerá, principalmente às jogadoras que festejaram como se de um título se tratasse.

O próximo jogo está marcado para 5 de Dezembro com a visita à Escola da Ramada.

Mariana Cunha (3), Soraia (1), Margarida (1) e Catarina Gonçalves (1)

Sem comentários:

Enviar um comentário